GANHAM O ESTADO E A SOCIEDADE

Comissão Especial elege vice-presidentes, aprova ‘Plano de Trabalho’ e nomes para as audiências públicas

Comissão Especial aprovou dez requerimentos entre realização de audiências públicas e convites para debatedores

A Comissão Especial do Marco Regulatório dos Jogos no Brasil, que está analisando a legalização de bingos, cassinos, jogo do bicho, jogos pela internet e caça-níqueis esteve reunida nesta quarta-feira (4), quando foram eleitos os deputados Wellington Roberto (PR-PB) 1º Vice-Presidente, Pedro Vilela (PSDB-AL) 2º Vice-Presidente e Dagoberto (PDT-MS) 3º Vice-Presidente.

Além da eleição dos novos dirigentes, o colegiado também aprovou o Plano de Trabalho proposto pelo deputado relator Guilherme Mussi (PP-SP), a realização de audiências públicas e os requerimentos com sugestões de nomes de membros do governo e especialistas para participarem destas sessões.

Foram aprovados os requerimentos com convites para os ministros do Turismo, Henrique Eduardo Alves e da Justiça, José Eduardo Cardoso. Também foram aprovados os convites para outros dirigentes do governo como o secretário da Receita Federal do Brasil, Jorge Rachid; o presidente do Conselho de Controle de Atividades Financeiras – COAF, Antônio Gustavo Rodrigues; a presidente da Caixa Econômica Federal Mirian Belchior; o vice-presidente de Governo e Loterias da Caixa Econômica Federal, Fabio Cleto e o presidente da Loteria do Estado do Rio de Janeiro – LOTERJ, Sérgio Ricardo de Almeida.

Do setor privado serão convidados o presidente da Federação Brasileira de Bancos - Febraban, Murilo Portugal Filho; o CEO da empresa Betmotion, Leonardo Baptista; o sociólogo e pesquisador da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Michel Misse; o empresários e ex-presidente do Caesar Park, Ciro Batelli, o diretor de Estratégia e Integridade da Sportradar AG, Andreas Krannich; a Gerente-geral da Paysafecard.com na Argentina, Marina Wasserman e o presidente do Instituto Brasileiro Jogo Legal, Magnho José.

Plano de Trabalho é focado em 6 eixos temáticos

O Plano de Trabalho apresentado pelo deputado relator Guilherme Mussi é focado em seis eixos temáticos:

Eixo 1 – Das modalidades – nesse eixo, preocuparemo-nos com as modalidades de jogos que serão permitidas pela proposição legislativa ao final apresentada pela Comissão.

Eixo 2 – Da autorização e fiscalização – nesse eixo de debates, o objetivo será definir qual órgão será competente para proceder a licença e a fiscalização dos jogos tratados pela lei e quais regras deverão ser seguidas pelos interessados.

Eixo 3 – Da destinação das receitas auferidas – nessa linha, discutiremos quais tributos incidirão sobre a atividade e quais as destinações serão dadas a essas receitas.

Eixo 4 – Das infrações penais e administrativas – nesse eixo de discussões, preocuparemo-nos na definição das infrações e suas respectivas sanções, seja no âmbito administrativo, seja no âmbito criminal.

Eixo 5 – Definições e normas – Por fim, nesse eixo, a Comissão deverá encontrar a disciplina jurídica que melhor regule a atividade.

Operacionalização e cronograma prévio de trabalho

Os trabalhos da Comissão deverão ser operacionalizados mediante:

a) Reuniões internas de Deliberação e de Audiências Públicas – as reuniões internas da Comissão serão realizadas todas as terças-feiras, organizadas por eixo temático. Seus primeiros trinta minutos serão reservados a deliberações. Finalizada a fase de deliberações, será aberta a fase de audiência pública, que contara com, no máximo, três convidados expositores, os quais disporão cada um, de até 30 minutos para as respectivas apresentações. Finalizada a fase de apresentações, será aberto período para debates, que contará com até duas horas de duração.

b) Audiências Públicas Externas/Visitas Técnicas – serão realizadas conforme deliberação dos membros da Comissão, sentindo-se necessidade de tal procedimento.

c) Elaboração e Apreciação do Parecer do Relator dado ao PL 442/1991 Final.

O cronograma apresentado é preliminar e poderá sofrer alterações conforme o desenvolvimento dos trabalhos da Comissão.

Nova reunião da Comissão Especial

Ao término da reunião, o presidente da Comissão Especial, deputado Elmar Nascimento (DEM-BA) convidou os membros para uma reunião interna fechada no gabinete da Ouvidoria Parlamentar e agendou nova reunião do colegiado para a próxima quarta-feira (11), às 14h30m, em Plenário a ser definido.  

Confira aqui os detalhes e aqui para assistir a íntegra do vídeo da sessão da Comissão Especial desta quarta-feira (04).