GANHAM O ESTADO E A SOCIEDADE

Iuri Castro: "Já temos uma e estratégia definida, sabemos como fazer, temos um plano e sabemos o que será cumprido quando o decreto for publicado"

A declaração do subsecretário Iuri Castro, que a subsecretaria de ‘Apostas e Promoção Comercial do Ministério da Economia está pronta para atuar logo após a publicação do decreto regulamentador do presidente de República, gerou uma onda de otimismo durante a abertura do CGS Brasil 2022.

Castro participou do painel ‘A importância do governo do mercado: Análise profunda sobre a importância do governo do mercado depois da Lei nº 13.756/2018, juntamente com os ex-reguladores do Uruguai Luis Gama e do Paraguai Javier Balbuena, que atuam na Gaming Consultores e moderação de Georges Didier (GLI). 

Iuri destacou que os desafios estão sendo enfrentados, enquanto se espera pela publicação do decreto pela presidência da República. Enquanto se espera pelo timing político, o dirigente informou que a subsecretaria está trabalhando nos processos, textos, formulários, modelos, entre outras ações para construir as portarias necessárias para regular o setor.  O executivo registrou que todo processo dentro do governo é necessário a produção de notas técnicas para justificar as decisões.

“Estamos tendo muito trabalho e aumentando a produtividade, mas ainda aceitamos contribuições e ideias. Além disso, estamos estudando a regulamentação de outros países como o Reino Unido, Dinamarca, Argentina, entre outros. Estamos fazendo benchmark. Seja qual for o modelo serão necessários processos através de exigência das empresas, certificação de segurança, jogo responsável, prevenção a lavagem de dinheiro, publicidade, propaganda, necessidades dos apostadores”, informou Castro.

Iuri também revelou que foram abertas demandas junto a Diretoria de Tecnologia do Ministério da Economia, que convidou o Serviço Federal de Processamento de Dados - Serpro para entender as necessidades da subsecretaria de Apostas e Promoção Comercial no processo de controle e fiscalização das apostas em quota fixa.

De forma ágil fizemos o desenho das necessidades, conseguimos o orçamento e iniciamos os trabalhos que foram divididos em quatro módulos para receber os dados dos operadores, cadastrá-los e analisá-los. Já temos uma e estratégia definida, sabemos como fazer, temos um plano e sabemos que será cumprido quando o decreto for publicado, informou Castro.

Uruguai e Paraguai enfrentam os mesmos problemas

O problema da ausência de regulamentação das apostas esportivas e jogos online não está so no Brasil. Os ex-reguladores do Uruguai, Luis Gama e do Paraguai, Javier Balbuena, que atuam na Gaming Consultores aproveitaram a abertura do CGS Brasil

O ex-presidente da Loteria do Uruguai, Luis Gama também registrou que existem muitos desafios a serem enfrentados na América Latina e citou o exemplo do Uruguai, que aguarda pela regulamentação das apostas esportivas.

O ex-presidente da Loteria do Uruguai, Luis Gama também registrou que existem muitos desafios a serem enfrentados na América Latina e citou o exemplo do Uruguai, que aguarda pela aprovação de um projeto de lei para regular os jogos de cassinos online.

Ao Estado cabe regular o jogo, normatizá-lo e não o incentivar. Existe uma visão equivocada que o jogo vai começar depois da lei e da regulamentação. É um grave erro pensar que o jogo começa quando sai uma lei”, disse Gama.

O consultor registrou que o Estado tem sido lento na regulação dos jogos online e apostas esportivas e o mercado ágil em oferecer. Gama também alertou sobre produzir uma regulação inadequada.  Os operadores não regulados desejam que o mercado seja regulado, mas pior que não regular é regular mal. Neste caso é melhor não regular, comentou.

O ex-presidente da Loteria do Paraguai, Javier Balbuena, registrou a desordem regulatória no Paraguai. Segundo o consultor não há vontade política para regulamentar os jogos. Um exemplo é a legislação das apostas esportivas que permite a concessão de apenas um operador para todo o país.

“Será necessário modificar a lei no Congresso Nacional para incluir mais operadores. Não há vontade política para modificar a lei, mas lentamente vamos mudar”, comentou.

‘IJL Responde

O presidente do Instituto Brasileiro Jogo Legal - IJL e editor do BNLData, Magnho José foi responsável pelo painel IJL Responde. Durante 30 minutos o dirigente respondeu aos questionamentos dos participantes do CGS Brasil sobre a tramitação do PL 442/91 e do processo de regulamentação das apostas esportivas. As principais perguntas foram sobre questões políticas e o impacto do resultado das eleições nos dois processos.

Os publicitários Rodolfo Campitelli e Marcelo Namura da agência de publicidade Bold apresentaram o conceito e os resultados do patrocínio do Ibis Sport Club pela Betsson. Os números comprovam o resultado positivo da opção da parceria com o Pior time do mundo’. A marca teve R$ 1,6 bilhão em mídia espontânea, 1,1 bilhão de impressões, mais de 41 milhões de impressões sociais creators, mais de 670 mil engajamentos social creators, 400% de aumento nas buscas pela marca e 27 vezes o crescimento do negócio. Além disso, a patrocínio mudou a cara e a rotina do Ibis FC.  

A unanimidade defendida pelos participantes do painel Apostas esportivas, estado real da indústria no Brasil e previsões, que contou com a participação de Gabriela Novello (Altenar), Luis Traversa (Betmotion), André Gelfi (Betsson Group), Thomas Carvalhes (Bob) e moderação de Valter Delfraro Jr (GLI) foi a necessidade de regulamentar o mais rápido possível as apostas esportivas.  

Um dos painéis interessantes do CGS Brasil foi O futuro das apostas, omnichannel e metaverso’ apresentado por Davi Fica da Mixer Gaming. Segundo o executivo, qualquer pessoa pode jogar pôquer, roleta, blackjack ou qualquer um dos jogos disponíveis na plataforma em metaverso, entretanto, aqueles que quiserem jogar por prêmios em dinheiro, pago em criptomoedas, precisam comprar NFT.

O evento também discutiu as Verticais brasileiras de sucesso no setor de jogos, como loterias online e digitais’ com a participação de Amilton Noble (ANJL), Márcio Borges (Sorte Online) e moderação de Daniele Costa (P4Fun).

Amilton Noble defendeu que as loterias estaduais poderão servir para os operadores de apostas esportivas que não conseguirem obter uma licença da União, Já Marcio Borges defendeu a legitimidade das plataformas de comercialização de apostas das loterias Caixa em continuar prestando este serviço. Enumerou os prêmios pagos pelo site, inclusive na extração da Lotofácil da Independência realizada no último sábado.  

No painel Controle de riscos e fraudes: Normas para proteger sua negociação Online. Servidores e Cibersegurança’, o CEO da IPS no Brasil, Witoldo Hendrich Jr. apresentou vários cases de tentativa de fraude e um vídeo emblemático onde um fraudador confessa como é a sistemática de captação de identidade/CPF de pessoas para usá-las em aberturas de contas, compras e apostas em sites online.

Eliana Nunes (Salsa Technology), André Alves (Control+F5) e Leo Wurman (Ocular) compartilharam o painel Publicidade e comunicação no setor de jogos. Com moderação de Magnho José (BNLData e IJL), os especialistas elencaram as estratégias de marketing para informar ao mercado e a seus nichos os serviços prestados por suas empresas.

O painel ‘Tendências em esportes e entretenimento: eSports, marketing de pavilhões esportivos e licenciamento de marcas comandados pelos especialistas Amir Samoggi (SportsValue) e Rafael Pedreira (Destra). Amir Samoggi mostrou como o mercado das apostas esportivas deve aprender com o eSports, que movimentou no ano de 2021 US$ 131 bilhões.

Finalizando o ciclo de conferências do CGS Brasil, Camila Alves (Salsa Technology), e Natália Nogues (Control+F5), com moderação de Camilla Carvalho (P4Fun), abordaram as melhores opções para ingressar no mercado brasileiro sem sobressaltos e as melhores estratégias.

Vampeta: uma atração descontraída

Um dos momentos descontraído do CGS Brasil foi o sorteio de uma camisa do Brasil autografada pelo tetracampeão pela Seleção Brasileira de Futebol, Vampeta.

Além do sorteio, Vampeta que é embaixador da marca de apostas esportivas Vai de Bob’ contou as aventuras de um amistoso disputado na Jamaica na companhia de Serginho Chulapa e do tricampeão Jairzinho. A história curiosa e engraçada provocou gargalhadas dos presentes.

Fonte: BNLData