Nos dias 8 e 9 de outubro, representantes da CAIXA participam de seminário promovido pela Corporação Iberoamericana de Loterias y Apuestas de Estado (CIBELAE) na Colômbia que reúne quase 100 pessoas de 16 países, dentre profissionais de loterias estatais e empresas provedoras.
A programação do seminário foi voltada para o estudo e debates sobre o combate ao jogo ilegal, com ênfase na gestão de risco de lavagem de ativos e em temas de responsabilidade social empresarial e jogo responsável, contando com palestrantes de renome no segmento mundial de loterias.
Merece destaque o painel sobre os modelos adotados pelas loterias no combate ao jogo ilegal no qual a CAIXA participou representada pelo superintendente nacional de Loterias (SUALO), Gilson César Pereira Braga. Na ocasião, o superintendente destacou que a maneira mais eficiente do combate ao jogo ilegal é a ocupação do mercado pelo Estado mediante a oferta de produtos variados, destinação de recursos para as boas causas, oferta de conveniência e comodidade aos apostadores, segurança dos sistemas e processos, conformidade legal e transparência, prática de jogo responsável e prevenção de ilícitos, especialmente a lavagem de dinheiro, destacando as práticas da CAIXA nesse sentido.
Ressaltou ainda que a CAIXA observa com rigor a legislação brasileira relativa à exploração das loterias federais e as melhores práticas internacionais, sendo certificada pelo padrão de controle e segurança da World Lottery Association (WLA), assim como é certificada em Jogo Responsável pela WLA e em Responsabilidade Social Corporativa e Jogo Responsável pela CIBELAE. As certificações obtidas pela CAIXA tratam de projeto priorizado durante a gestão do Vice-presidente de Fundos de Governo e Loterias, Fabio Cleto, como parte das iniciativas relacionadas ao fortalecimento das loterias federais.
A CAIXA contou também com participante na mesa redonda sobre prevenção à lavagem de dinheiro, ocasião em que a consultora matriz da Gerência Nacional de Normas e Gestão Regulatória, Eliene Cristina Cordeiro, discorreu sobre os procedimentos adotados pela empresa relativos à prevenção à lavagem de dinheiro, em observação à legislação vigente no Brasil.
Reunião da Junta Diretiva da CIBELAE
Previamente à abertura do seminário, no dia 7 de outubro, os membros da Junta Diretiva estiveram reunidos para tratar sobre temas estratégicos e administrativos da Corporação. Dentre os temas constantes da pauta da reunião, merecem destaque a aprovação da realização de um convênio entre a CIBELAE e a WLA para a criação de uma subsede da WLA na América Latina, com funcionamento na Argentina, o que permitirá uma aproximação maior entre as duas associações, criando condições favoráveis para o aprimoramento de iniciativas conjuntas em prol da melhoria dos serviços oferecidos às loterias filiadas e contribuindo para o fortalecimento dos jogos de Estado na região. Foi aprovada também a criação de uma subsede da CIBELAE na República Dominicana, por meio da qual a CIBELAE buscará maior adesão das loterias estatais da América Central, assim como possibilitará ampliar o alcance da atuação da corporação por meio da oferta de serviços a um número maior de Loterias Estatais. A Junta Diretiva ainda deliberou sobre a criação de um grupo de trabalho para dar seguimento a estudos para o desenvolvimento de um jogo multijurisdicional ibero-americano, a ser criado com o intuito de impulsionar as vendas das loterias filiadas à CIBELAE.